A Disney pode ser mais sombria do que você imagina... Conheça 5 Produções de arrepiar!

Não importa em que hemisfério você esteja outubro tem um ar místico, e para quem curte, Halloween é uma das melhores épocas. Em homenagem a esse período do ano cheio dos misterios que tal conhecer curiosidades sombrias, baseadas em fatos reais, e relacionados com algumas produções Disney?


É, meus queridos, o mundo é mais dark do que vocês imaginam (-Muahahahaha!) e existem muitas coincidências sinistras entre a vida real e a arte...

Olha só esse TOP 5 de curiosidades sinistras que eu listei:
  1. Abracadabra (1993)

Esse tem que ser o primeiro da lista porque é meu preferido! Lançado em 1993 com retornos medianos de bilheteria (na época a Disney fez uma escolha estranha de lançar um filme de Halloween em julho 😝), hoje é super famoso e amado, alcançando o status de Filme Cult. Ele narra a aventura dos adolescentes Allison e Max Dennison, junto a sua irmanzinha Dani, na cidade de Salem tentando escapar das garras de três bruxas maluqinhas, as irmãs Sanderson, que voltam das sombras 300 anos depois de serem julgadas e condenadas a forca. A curiosidde sinistra por trás disso tudo é que uma das bruxas foi interpretada por Sarah Jessica Parker, cuja ancestral Esther Elwell foi realmente acusada de ser uma bruxa em Salem no século XVII; e ela conseguiu escapar da execução quando o processo por bruxaria foi encerrado, uffa 😰( "será se" ela era uma bruxa mexxxxxmo? ).

2. Mistério no Bosque/Olhos na Floresta (1980)

The Watcher in the Woods, do diretor John Hough, não é apenas assustador porque Bette Davis e a atual estrela de Real Housewives of Beverly Hills (então jovem atriz) Kyle Richardsm contracenam juntas hahaha mas porque foi baseado em um romance de 1976, em que uma família que se muda para uma casa misteriosa assombrada por alguma presença misteriosa. Acredita-se que essa presença seja Karen, a filha desaparecida há muito tempo da dona da casa, interpretada por Davis que cobra esses cheques. Alerta de spoiler: na verdade, existem duas presenças. Uma é Karen. O outro é um alienígena. hahahahah que Plot Twist minha gente! O final original de The Watcher in the Woods realmente mostrou o alienígena, mas os efeitos foram tão ruins que o público da estreia começou a rir, fazendo Hough refazer a cena final.

3. A Dança do Esqueleto (1929)

Assustador e fofo: por que não os dois? hahaha tipo as produções do Tim Burton, Jack Skellington e tal (Amo!💖) O curta de 1929 “The Skeleton Dance” traz uma representação de um quarteto de esqueletos dançando em torno de um cemitério, mantendo o tom bobo que marca a maioria dos primeiros curtas da Disney, embora ainda forneça uma ampla dose de arrepios. “The Skeleton Dance” foi desenhada por Ub Iwerks, que vários anos antes havia auxiliado na criação do Mickey Mouse.

4.As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949)

De 1949, The Adventures of Ichabod and Mr. Toad é composto por duas adaptações literárias de meia hora destinados ao público infantil, a primeira de "The Wind in the Willows" e a segunda de "The Legend of Sleepy Hollow". Nenhum dos segmentos é particularmente assustador... até que nos últimos minutos de "Sleepy Hollow", os animadores fizeram de tudo para transformar a fuga do professor Ichabod Crane e então surgiu a clássica cena do Cavaleiro Sem Cabeça, tal cena se tornou uma das mais assustadoras da Disney. Clyde Geronimi, que com Jack Kinney dirigiu a seqüência “O Cavaleiro Sem Cabeça”, posteriormente também co-dirigiu Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida e 101 Dálmatas e eu consigo ver cenas de fugas meio sombrias em todos esses filmes.

5.O Mundo Fantástico de Oz (1985)

Return To Oz é um daqueles filmes que você tá assitindo e grita mentalmente "Que diabos eu tô assistindo?" logo no início, quando Dorothy (de volta ao Kansas após suas aventuras em Oz) é enviada ao médico para uma sessão de terapia de eletrochoque para curar sua insônia e “delírios”. Dorothy é salva de seu destino e é levada para Oz novamente, onde descobre que o Rei Nome e a Princesa Mombi - Nicol Williamson e Jean Marsh, que também interpretaram o médico e a enfermeira-chefe - destruíram a Cidade das Esmeraldas e transformou a maioria de seus habitantes em pedra. Interpretando Dorothy em seu primeiro papel no cinema, está Fairuza Balk, que iria estrelar o seu papael mais famoso e favorito do Halloween, a Nancy de The Craft (Jovens Bruxas - 1996). Outra curiosidade intrigante é que Return to Oz é o único filme dirigido pelo lendário editor Walter Murch, famoso por seu trabalho de sonoplastia e direção musical em Apocalypse Now.

Curiosidade Bonus: 

Fantasia (1940)

A maioria das produções do gênero fantasia da Disney não assustadores - ou pelo menos não é para ser- mas no filme Fantasia... bem, a não ser que você não considere hipopótamos dançarinos de balé perturbadores (o que faz bastante sentido), a Disney foi bem "gotica suave" e assustadora com relação a música título do compositor Modest Mussorgsky, no filme durante a música é retratado uma antiga divindade eslava Chernabog (cujo nome significa “deus negro”) chamando todos os tipos de criaturas demoníacas para ele antes de ser expulso pelo nascer do sol. O celebrado ator Bela Lugosi (um dos mais geniais Draculas do cinema) serviu como referência para desenhar os movimentos, ele gravou durante um dia inteiro no Disney Studios fazendo uma série de poses sinistras. Porém, nada do que Lugosi forneceu foi  usado, já que o animador Bill Tylta não se impressionou com as poses 😐. Que coisa heim?!

E aí você já sabia de alguma dessas curiosidades sinistras?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Protetor Solar Airlicium Cores (Nova fórmula da La Roche-Posay)

Resenha Protetor Solar ADCOS

Fim do Disney's Magical Express